Glossário

Definições rápidas para termos usados ao longo do livro.

  • Aliança magocrata: Os filinorfos (e parte dos alorfos) acreditam que os magos na verdade não são “adversários” uns dos outros, mas estão juntos em um plano secreto para, combinando seus poderes, melhor explorar os não-magos.
  • Alorfos: Magos que acreditam que a magia é um problema, e a melhor solução é ensinar a magia a todos para equilbrar as desigualdades que surgem com a forma como a magia existe atualmente.
  • Ataque: É o nome da ação dos magos quando estes tentam exercer influência sobre alguém.
  • Bomins: Magos que conhecem técnicas para influenciar sentimentos, emoções, sensações ou vontades das pessoas.
  • Conselho dos Magos: Reunião e citadela secreta em que magos de diferentes tradições se reúnem para colaborar na influência exercida sobre o resto de Heelum.
  • Corvônia: Material resistente geralmente usado em construções, como casas, prédios e monumentos.
  • Esfera de bronze: Minério capaz de causar falsas impressões sensoriais.
  • Espólicos: Magos que conhecem técnicas para controlar as ações (os corpos) das pessoas.
  • Esponta: “Apelido” para magia espontânea, fenômeno em que as pessoas sofrem influência de um ataque mágico que ninguém provoca.
  • Filinorfos: Magos que acreditam que a magia é um problema, e a melhor solução é acabar com a magia ao matar todos os magos e proibir a magia.
  • Furturos: Ver Monstros.
  • Gargsel-u-sana: Estação do rosano de muitas chuvas e clima frequentemente nublado.
  • Goma escura: Material flexível similar ao plástico.
  • Heelum: O mundo. Ao mesmo tempo, a “realidade” (ver Neborum).
  • Heptagonal: Aquilo que tem sete lados. Os minérios heptagonais levam à morte.
  • Hexagonal: Aquilo que tem seis lados. Os minérios hexagonais provocam variados efeitos medicinais.
  • Inasi-u-sana: Estação fria do rosano.
  • Jir: Comunidades de moradia e trabalho fora do centro das cidades.
  • Kerlz-u-sana: Estação do rosano de chuvas controladas, temperaturas amenas e clima propício ao florescimento.
  • Mago-rei: Líder do Conselho dos Magos (ver Conselho dos Magos).
  • Magos: Pessoas com conhecimento para influenciar os sentimentos, os pensamentos, ou as ações das pessoas. Há também tradições mágicas que lutam contra as injustiças provocadas por essas técnicas, fazendo ou não, para isso, uso delas.
  • Minérios: Não confundir com minerais. Pedras preciosas cultiváveis que possuem efeitos específicos, como poder de cura, veneno, transformação de materiais, entre outros.
  • Monstros: Animais que a história de Heelum diz terem sido humanos que, por terem sido dominados muito fortemente por magos muito poderosos, perderam a humanidade.
  • Neborum: Realidade paralela (virtual) que os magos acessam para realizar suas técnicas e influenciar pessoas. É como um outro mundo dentro de Heelum. (ver Heelum).
  • Onioto: Ave gigante da região central de Heelum.
  • Preculgos: Magos que conhecem técnicas para controlar os pensamentos das pessoas.
  • Procos: Ver Monstros.
  • Rede de Luz: Espécie de energia de cor branca que conectava os humanos, fazendo com que conseguissem compartilhar fielmente memórias, sentimentos e pensamentos entre si. Desde há muito tempo a Rede de Luz deixou de existir em Heelum.
  • Rock de cidade: Tipo de rock menos fiel ao estilo original inaugurado em Novo-u-joss e mais popular em algumas outras cidades. Considerado por puristas como uma deturpação do rock.
  • Roncos: Animais de Heelum de pele seca, acinzentados e de médio porte, conhecidos pelo som característico.
  • Rosano: Período de tempo com 216 dias (para comparação, um ano tem 365 dias).
  • Sala verde: Uma sala dentro do castelo de cada pessoa em Neborum que guarda o que há de mais querido para si.
  • Torn-u-sana: Estação quente do rosano.
  • Tradição mágica: Magos que compartilham técnicas semelhantes entre si, como os Bomins, Espólicos, Preculgos, etc.
  • Vaziros: Ver Monstros.
  • Yutsi: Animal encontrado em quase todas as regiões de Heelum; semelhante a um cavalo, mas maior e coberto por uma carapaça como uma espécie de armadura.
  • Yutsi rubro: Na antiguidade, o homem que quis roubar a rede de luz acabou se transformando no Yutsi Rubro, um tipo especial, mais forte e mais belicoso de Yutsi. O Yutsi Rubro destruiu a cidade arcaica, forçando os humanos sobreviventes a fugir e fundar cidades em outras regiões de Heelum. Mais tarde os humanos retornaram às ruínas da Cidade Arcaica e o derrotaram, reconstruindo a cidade algum tempo depois.