Anteriormente na Série Controlados

Em “A Aliança dos Castelos Ocultos”, Lamar começa a dar aulas de magia alorfa em Prima-u-jir. É descoberto e aprisionado a partir da influência do parlamentar Byron e seu discípulo Tornero, mas Caterina e Kerinu conspiram para libertá-lo. Kerinu leva o cunhado a Kerlz-u-een, e o ajuda a superar a aversão a Neborum, realidade em que os magos realizam suas técnicas. Os dois retornam a Prima-u-jir antes de seguirem para Imiorina, para onde Myrthes e Ramon, companheira e filho de Lamar, respectivamente, foram. Myrthes crê que o companheiro está morto. Lamar e Kerinu caem, contudo, na armadilha de Byron e Tornero. Lamar e Caterina escapam, mas Kerinu é capturado pelos bomins.

Leo, Leila, Fjor e Beneditt viajam de Novo-u-joss a Jinsel procurando cumprir a meta de um agente musical, Seimor, para conseguir um contrato na cidade. Chegando lá, assinam o contrato, mas Seimor força Leila a ir para a cama com ele, e os termos do contrato são modificados para que eles fiquem presos às determinações do agente. A banda começa a mudar de caráter segundo as ideias de Seimor, o que Fjor detesta. Sentindo a constante ameaça que vem do contrato, Beneditt o investiga e descobre a situação da banda.

Tadeu e Amanda, namorados às escondidas já que o relacionamento enfrenta a desaprovação dos pais, descobrem que não podem ficar juntos aos olhos da comunidade mágica inteira. Pertencem a tradições diferentes: Tadeu é bomin e Amanda é preculga. Em reuniões sociais de suas tradições, Tadeu conhece Anabel e Amanda conhece Gustavo. A mãe de Tadeu desconfia que o filho ainda se relaciona com Amanda, e o influencia a deixá-la. Ele planeja fazer Amanda se apaixonar pelo amigo Gustavo e vice-versa, mas no meio da execução do plano descobre que Gustavo e Anabel também vivem uma relação proibida. Ele vai à casa de Anabel propor que os casais se ajudem a permanecer escondidos. O pai de Gustavo, por sua vez, confronta o filho por seu relacionamento, denunciando Anabel para os magos de Al-u-ber e já planejando uma fuga para outra cidade.

Em Ia-u-jambu, a pesquisadora Jen desconfia da real natureza dos monstros, tipos de animais que a história diz terem sido um dia humanos e terem sido convertidos para a forma atual após as três Guerras Modernas. Para conseguir financiamento, sua amiga Christine a leva a uma reunião secreta de pesquisadores que também têm ideias não-convencionais sobre toda a história de Heelum — sobre a própria existência da Rede de Luz. Ela consegue apoio do próprio líder do grupo, Kinsley, e segue para a jornada rumo ao Pântano dos Furturos com um membro do grupo, Richard, e um arqueiro contratado em Al-u-tengo.

Os filinorfos Hiram, Kan, Raquel e Gagé convencem o então alorfo Lenzo a colaborar com o plano de matar Hourin, político mago de Al-u-een, cidade em que a magia é proibida. Eles assassinam Hourin e fogem, com Lenzo ficando para trás, arrependido e jurando que foi forçado a ajudar os filinorfos por meio de magia. Dalki, chefe da polícia da cidade, investiga o caso enquanto se esquiva de um mago policial, Kenner, que faz planos para roubar seu cargo. Enquanto Lenzo é descoberto e preso, os filinorfos foragidos chegam à Fortaleza Norte de Roun-u-joss. Joana, outra filinorfa, conta que descobriu sobre um “conselho” em que os magos se reúnem e colaboram para a dominação de Heelum. Enquanto Joana se prepara para ir a Al-u-ber, o resto deles resolve ir até a Cidade Arcaica averiguar os fatos.

A este secreto Conselho dos Magos, que de fato existe, chega Desmodes, espólico que pensa que os magos devem ter absoluta liderança e domínio sobre Heelum. Em sua primeira missão, ataca magicamente os al-u-bu-u-na, povo que vive na floresta Al-u-bu, e os extermina. No entanto, deixa para trás Nariomono, que faz da vingança sua missão de vida, e Lato-u-nau, mistério de Heelum que promete matar Desmodes no “momento mais feio”. Lato-u-nau envia Nariomono para Enr-u-jir, onde descobre por Elton, membro do Conselho dos Magos, que Desmodes é parte do Conselho.

Em seu retorno, Desmodes convence outros membros de suas aspirações. Depois de secretamente envenenar o mago-rei, é eleito para substitui-lo. Até a eleição, sofre a suspeita de um grupo de magos, passando a dominá-los para continuar seus planos. Sua primeira medida enquanto mago-rei é anunciar às cidades a existência do Conselho dos Magos e exigir delas obediência; caso a proposta não seja aceita, a guerra será declarada.